Notícias - Dinamismo e conscientização para evitar acidentes e cuidar do outro - Rodoviário Camilo dos Santos

Dinamismo e conscientização para evitar acidentes e cuidar do outro

 “Preservar e cuidar da mão de obra humana é a melhor forma de reduzir custos com acidentes e, até mesmo, tornar o trabalho mais satisfatório.” Nesse 27 de novembro, data em que se comemora o Dia do Técnico de Segurança no Trabalho, conhecemos um pouquinho da função exercida pela Sabrina Vilela Carvalho que, desde 2017, é a responsável por essa área no Rodoviário Camilo dos Santos. No bate-papo, ela conta sobre a importância de sua profissão, especialmente em uma transportadora, e sobre o perfil desse profissional. “Um técnico de segurança do trabalho precisa ser bem dinâmico assim como Camilo dos Santos é”. Confira!

 
Quais são os tipos de acidentes de trabalho mais comuns na Camilo dos Santos?
 
Como empresas de outros segmentos, os tipos mais comuns de acidentes são relacionados ao esforço, dentre eles as dores lombares.
 
Quais as medidas da Camilo dos Santos para reduzir ou evitar acidentes de trabalho?
 
No caso de dores lombares, por exemplo, fornecemos cintas que podem ajudar na melhora postura dos funcionários. Também investimos em treinamentos e palestras sobre o tema, como a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat). Nosso trabalho também inclui orientações sobre a utilização correta de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e cuidados para cada tipo de carga. Também instruímos sobre os riscos de transporte e manuseio de carga nas empilhadeiras, veículos de intensa circulação dentro da plataforma. Tudo isso exige muita atenção e cuidado do trabalhador ao se movimentar.
 
Por que, na sua opinião, é tão importante investir em segurança do trabalho?
 
Preservar e cuidar da mão de obra humana é a melhor forma de reduzir custos com acidentes e até mesmo tornar o trabalho mais satisfatório. E, nesse pensamento, a interação da equipe faz toda a diferença. Quando estamos todos focados em um só objetivo, o trabalho sai bem feito e garantimos a segurança em todos os aspectos.
 
Como é trabalhar na Camilo dos Santos?
 
?Um técnico de segurança do trabalho precisa ser bem dinâmico assim como Camilo dos Santos é. Aqui, sinto que aprendi e estou aprendendo muito. Além do dinamismo, a empresa nos permite interagir, conhecer e fazer parte do processo operacional e administrativo.