Notícias - Conferência e Capacitação O segredo da Camilo dos Santos para garantir qualidade - Rodoviário Camilo dos Santos

Conferência e Capacitação O segredo da Camilo dos Santos para garantir qualidade

 Você sabia que uma mercadoria transportada pela Camilo dos Santos passa por seis etapas de conferência, desde a coleta até a entrega ao destino final? O que à primeira vista poderia parecer um exagero, se tornou uma eficiente forma encontrada pela empresa para otimizar cada vez mais a qualidade no transporte de cargas, vencendo dificuldades e ampliando o relacionamento com o cliente. Centro nervoso de toda a operação, a unidade da Camilo dos Santos em São Paulo é um bom exemplo. Segundo o gerente operacional, Vagner Carvalho Souza, graças a um trabalho de conscientização sobre a importância da conferência, “buscamos sempre a melhor qualidade na nossa operação”.

 
Na prática, a palavra conferência está presente na Camilo dos Santos em cada etapa que envolve o transporte de cargas, cumprindo um papel bastante específico. No ato da coleta, por exemplo, é identificado se a carga está dentro da área de cobertura, a quantidade de volumes e sua correta identificação, além da integridade da embalagem. Feito isso, a segunda fase ocorre nos galpões, onde “conferimos a nota fiscal com os volumes e é feita a etiquetagem por captura de código de barras”, explica Vagner. A partir daí, ele conta, toda conferência é 100% digital, o que permite uma maior agilidade no caso de rastreamento, sendo o parâmetro de conferência das próximas etapas: na transferência das cargas, no descarregamento na unidade de destino, na fase de carregamento de romaneios para entrega, verificando documentação e, por fim, na entrega ao cliente, fazendo a conferência final entre o documento e o produto.
 
Em todo esse trabalho, lembra o gerente de operações, o desafio era conscientizar as equipes de que conferir não significava perder tempo. Pelo contrário. Otimizava prazos, além de evitar o extravio de cargas. “Acreditamos que toda ação bem elaborada, trabalhada na linguagem correta, surte um efeito muito satisfatório”. Ou seja: capacitação constante. “Pelo menos uma vez por semana, paramos para conversar com toda a equipe de operações para discutir sobre acertos e possíveis ajustes no processo.”
 
Foco no atendimento ao cliente
 
A forma como a Camilo dos Santos trabalha a qualidade do processo vale também no atendimento de cada cliente. “Acreditamos que uma empresa é excelente não só por fazer as coisas certas, mas também quando é eficiente para superar as dificuldades com rapidez”, enfatiza Vagner. “O grande desafio desse setor é saber se adequar às necessidades do cliente, seja ele do comércio varejista ou uma grande indústria, entendendo que nós é que devemos nos adequar às necessidades dele e não o contrário.” Aliás, é com esse pensamento que a Camilo dos Santos tem deixado, há tantos anos, sua marca positiva no mercado.