Notícias - EDITORA PERENSIN | Camilo dos Santos contribui para virada de página - Rodoviário Camilo dos Santos | Movidos por você!

EDITORA PERENSIN | Camilo dos Santos contribui para virada de página

 O cenário parecia desolador para o mercado de livros nesse 2020. Não bastasse a pandemia, que impactou os mais diversos segmentos, no início de agosto uma proposta da reforma tributária acaba com a isenção do PIS e Cofins para produtos editoriais, criada para incentivar a leitura no país, embutindo uma alíquota de 12% com a nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Mas, para Rafaela Perensin, fundadora e diretora geral da editora que leva seu sobrenome, o ano tem sido certeiro, concretizando um processo de expansão focado no universo digital e levando – com o apoio da Camilo dos Santos – o nome de sua empresa para muito além das páginas de Juiz de Fora.

 
 O nascimento da Editora Perensin, em 2018, veio da percepção de uma lacuna no mercado editorial. Na época, Rafaela, que era escritora, conta que via uma necessidade muito grande de publicar livros, mas os métodos convencionais engessavam esse processo. Com o slogan, “Escrevendo uma nova era”, ela então criou a Perensin, “com a proposta de desmistificar a publicação tradicional, com um posicionamento mais digital e amplo, dando oportunidades para que mais autores possam entrar no mercado e mais pessoas tenham acesso aos livros.”
 
A loja física da Perensin foi aberta em Juiz de Fora no início do ano - justo quando o mundo ocidental sentia os primeiros impactos da pandemia -, mas a parte ruim dessa estória perdeu toda relevância diante das outras conquistas. “Como nossa expansão foi muito voltada para o digital, com um diferencial de enviar os livros da editora direto para o leitor, nossos negócios não foram muito afetados”, explica. Pelo contrário. Atualmente, a Perensin conta com autores espalhados por todo o Brasil e lançamentos previstos para São Paulo, Rio de Janeiro e Juiz de Fora. “Estamos com uma visão de crescimento bem grande, com contratos fechados com novos autores para publicação em 2021.”
 
“A Camilo dos Santos é uma transportadora extremamente comprometida, com um atendimento incrível que resolve tudo em ‘dois segundos”
 
Como um conto de fadas, nos últimos seis meses, a magia de dar vida a um negócio que atendesse aos anseios de uma escritora conta com um apoio muito real: a Camilo dos Santos. "Já trabalhei com muitas transportadoras diferentes, com os Correios e posso dizer que a diferença é disparada”, revela Rafaela. Segundo ela, “a Camilo dos Santos é uma transportadora extremamente comprometida, com um atendimento incrível que resolve tudo em ‘dois segundos”, brinca. E esse sonho de atendimento, ela reforça, está presente em todo o processo. “Os meninos da entrega são muito gentis, tem um ótimo astral. Você sente que eles estão felizes ali trabalhando”.