Notícias - Parceria com um nobre objetivo: a segurança do trabalho - Rodoviário Camilo dos Santos | Movidos por você!

Parceria com um nobre objetivo: a segurança do trabalho

Máscaras de proteção respiratória e álcool 70% e em gel se tornaram, nos últimos tempos, itens de primeira necessidade em todo e qualquer ambiente. E hoje eles compõem uma lista importante dentro das empresas, a de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Contando com uma diversidade de acessórios, como capacetes, luvas e botas, são os EPIs os responsáveis por garantir a segurança do trabalho, tema tão importante que ganhou, mundialmente, uma dia dedicado a ele, celebrado neste dia 28 de abril. E esse setor vem se destacando no município fluminense de Macaé, devido à ampla presença de empresas Offshore e Onshore, tendo o suporte da Camilo dos Santos no transporte e distribuição desses itens por toda a região Sudeste. É o caso da South Safe Soluções Integradas.

 

“Nossa empresa tem dois anos e somos clientes da Camilo há cerca de um ano e meio, transportando para Rio, Minas e São Paulo - sempre com muita agilidade e segurança - vários produtos que comercializamos, como os EPIs, equipamentos consumíveis e ferramentas diversas”.

 

O depoimento é do técnico de segurança do trabalho e executivo técnico comercial da South Safe, Fábio Gomes, que atribui o aumento na procura por esse tipo de produto a três fatores. “Na minha opinião, é nítida a conclusão das empresas sobre a necessidade de uma busca maior pela segurança do trabalho, seja pela preservação da vida do trabalhador e de sua saúde, pela redução dos altos custos gerados por acidentes ou multas e também porque as empresas estão percebendo que não valorizar a segurança do trabalho impacta na credibilidade e no reconhecimento de mercado.”

 

Diante de toda essa importância, ele conta, a South Safe hoje atende os mais variados perfis de clientes, “desde os de manutenção à perfuração, que é o caso da Petrobras”. Aliás, a presença da petroleira é um grande impulsionador do setor de segurança no trabalho em Macaé. “Especialmente as Offshore, por serem atividades em alto mar e que envolvem inúmeras empresas particulares para a execução dos serviços, acabam envolvendo grandes riscos. Dentre eles estão o trabalho em ambientes confinados e em altura, tornando a precisão e a atuação da segurança imprescindíveis.”

 

E embora, nos últimos anos, a segurança do trabalho venha sofrendo cada vez mais as exigências da fiscalização e de novas diretrizes legais, sua relevância no ambiente das empresas é, segundo Fábio, cada vez mais impulsionada por outro motivo. “Nada teria sentido, sucesso ou prosperidade se, antes, não for valorizada a principal razão de tudo, a vida! E muitas empresas estão pensando dessa forma. A segurança do trabalho existe exatamente para proteger a vida de todos os profissionais envolvidos e, como consequência, evita gastos bem onerosos em processos judiciais e torna a empresa bem vista no mercado, responsável e segura de se contratar”, conclui.